Ecoturismo e Aventura


 Sugestões de Práticas Esportivas

Sugestões de Roteiros (Mais informações no mapa da aventura)

Rota 2

Roteiro de apenas 15 km em estrada de cascalho, percorre os municípios de Corupá e São Bento do Sul.
Partindo do centro de Corupá a 80 m de altitude atingimos 477 m no topo da cachoeira do Braço Esquerdo com um mirante de todo o vale. Ultrapassamos os 550 m, mais adiante a jusante do rio. Ideal para os praticantes de Técnicas Verticais como Rapel, Escalada, Cachoeirismo
Atrativos Turísticos:
Cachoeira do Braço Esquerdo, Caverna, Pastel de Banana, Mirante, Escorregador Natural.

Rota 3 e 4

Roteiro de 43 km em estrada panorâmica com vários mirantes espalhados nos pontos mais altos, percorre os municípios de Corupá e São Bento do Sul. Partindo do centro de Corupá a 80 m de altitude, atingimos os 650 m no seu ponto mais alto, a estrada acompanha os trilhos da ferrovia e o antigo caminho do Peabirú. Ideal para os praticantes de Moutain Bike, Off road 4x4 e MotoCross mas que qualquer automóvel pode percorrer, pois são estradas de cascalho em ótimas condições de tráfego.
Atrativos Turísticos:
Sociedade Ano Bom, Sociedade Águia Dourada, Morro da Igreja, Recanto dos Lagos, Recanto do Oliveira, Recanto do Luli, Parque das Aves, Restaurante do Ruda, Estação e Igreja de Rio Natal, Oswaldo Amaral(Capela N S de Fatima), CEPA Rugendas, Mirantes, Cachoeiras (se prolongar o passeio inclui também a estação e Igreja de Rio Vermelho),

Rota 5

Este roteiro de 31 km ida e volta em estrada de cascalho com pouca elevação. Parte-se do centro de Corupá a 80 m de altitude e atingi-se os 250 m na portaria do parque. A partir daí inicia-se o trekking de 2870 m pelo curso do rio por 14 quedas de água.
Atrativos Turísticos:
Pesque Pague Gessner, Seminário, Vitória Régia, RPPN Emilio F. Battistella, Camping Conrad, Camping Dias, Chalés Mokwa. 

 

RPPN Emílio F Battistella - ROTA DAS CACHOEIRAS
Possui 14 quedas, a primeira localiza-se à 100 metros do estacionamento, e a última, à 2.870 m. Todas as histórias que se contam na cidade sobre a origem do nome de cada cachoeira é muito peculiar e vamos retransmiti-las aqui para que você conheça o folclore que envolve cada denominação.

1 Cachoeira do Suspiro
pela reação instintiva das pessoas que chegam pela primeira vez ao local com a expressão: "Ah, que lindo".

2 Cachoeira da Banheira
por ter uma bela banheira natural. A maioria das cachoeiras tem banheiras naturais, como esta é a primeira, levou o nome.

3 Cachoeira Três Palmares
são três cachoeiras seguidas, formando três degraus, mas conta-se como uma só cachoeira.

4 Cachoeira Pousada do Café
porque quando os descobridores por ali passaram, param para tomar café e fazer seu lanche.

5 Cachoeira do Repouso
por apresentar um ambiente muito lindo, uma grande laje de pedra, ambiente próprio para acampar e passar o dia, e lá os descobridores fizeram uma parada para descansar.

6 Cachoeira Remanso Grande
porque apresenta um grande lago (banheira) comprida e remansosa

7e8 Cachoeira Confluência
é o encontro de dois rios, ambos formando cachoeiras.

9 Cachoeira das Corredeiras
porque o rio vem numa longa e violenta corredeira antes de cair.

10 Cachoeira do Tombo
porque quando os descobridores por alí passaram, escorregaram e caíram.

11 Cachoeira do Palmito
tem essa denominação porque quando os descobridores por ali passaram, serviram-se do palmito de uma palmeira que encontrava-se caída no meio da banheira da cachoeira.

12 Cachoeira da Surpresa
pelos cálculos os descobridores deveriam estar chegando ao Salto Grande, mas na virada de costão de serra, emana mais uma cachoeira, que surpreendeu a todos, pelo tamanho e beleza.

13 Cachoeira do Boqueirão
recebeu este nome porque desce por uma cratera, formando uma verdadeira calha na pedra. Depois disto, subindo por ladeiras muito íngremes e perigosas, conseguiram chegar là.

14 Cachoeira Salto Grande
chama-se assim por sua imponente grandeza, são 125 metros de queda livre, proporcionando a todos que à ela chegam uma visão única do belo Show das Águas que Corupá tem a oferecer.
 

Rota 10

Roteiro de 25 km em estrada panorâmica com vários mirantes. Partindo do centro de Corupá a 80 m de altitude, atingimos os 480 m no seu ponto mais alto, acerca do morro do Garrafão, exatamente no acesso ao seu cume a estrada contorna o referido morro.
Ideal para os praticantes de Moutain Bike, Off road e Motos mas que em dias não chuvosos pode ser percorrida por automóveis normais.
Atrativos Turísticos:
Morro do Garrafão, Prainha da Oma, Flora Hansa, Vale dos Búfalos, Cachoeira do Faxinal, Mirantes